PROJETO VALE LUZ REDUZ CONTA DE ENERGIA DE MAIS DE 850 FAMÍLIAS EM PERNAMBUCO





Mais de 850 famílias pernambucanas receberam descontos na fatura de energia com a troca de resíduos sólidos no Projeto Vale Luz. Desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e regulado pela Aneel, o projeto é uma boa alternativa para ajudar no orçamento familiar e incentivar o ciclo sustentável na sociedade.

Atuante em 34 comunidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), além do município de Belo Jardim, no Agreste do Estado, o projeto possui pontos de coleta fixos e itinerantes, que permitem ao cliente trocar os materiais reciclados por créditos de desconto na fatura. Apenas em 2019, mais de 122 toneladas de materiais foram entregues nos pontos de coleta, ganhando um destino sustentável e ajudando a reduzir os danos ao meio ambiente. Além disso, o Vale Luz Condomínio concede descontos a 33 condomínios participantes na RMR.

De acordo com a gestora de Eficiência Energética da Neoenergia, Virginia Forte, a iniciativa, além de promover a sustentabilidade do planeta, possibilita também economia da energia. “O Projeto Vale Luz adota a premissa de que o resíduo reciclado, ao retornar ao ciclo produtivo, possibilita a redução do consumo de energia da extração da matéria prima e no transporte desses materiais. Dessa forma, a ação de reciclagem dos resíduos recolhidos pelo projeto, em 2019, possibilitou uma economia de energia correspondente ao consumo mensal de 4.035 residências do estado de Pernambuco. Além dos benefícios energéticos, reciclar também traz outras vantagens ao meio ambiente como menor emissão de gases na atmosfera, menor degradação do ecossistema pela extração de matéria-prima do solo e menor volume de descartes em aterros sanitários”, ressalta.

Para obter descontos a partir do Vale Luz, o cliente deve procurar um dos pontos de troca do projeto, levando materiais como metal (latinhas de alumínio e ferro), papel, papelão, plásticos (garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e higiene) e óleos vegetais (como os de coco, de cozinha, soja, canola, girassol, milho). Mais que reduzir o valor da conta de energia, o Vale Luz tem o objetivo de estimular o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos, estimulando a reciclagem.

O projeto conta com postos fixos e atua em comunidades de baixa renda com tendas adaptadas e caminhões que fazem visitas periódicas para recolher os resíduos. Os pontos de troca do Vale Luz podem ser conferidos no App Vale Luz Cliente ou no site da Celpe (www.celpe.com.br).  Os consumidores podem contar, ainda, com os containers do projeto, instalados no estacionamento do Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, e na região central de Belo Jardim, no interior do Estado.

Condomínios também podem participar do projeto através do Vale Luz Condomínio, que faz a coleta de resíduos diretamente nos condomínios residenciais da RMR, concedendo descontos na fatura de energia do condomínio cadastrado. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para eficiência@neoenergia.com, com o assunto Vale Luz Celpe, ou entrar em contato pelo telefone (81) 3035-8965.

Fonte: Edinho Soares

Comentários

Anterior Proxima Página inicial