Projeto Noite dos Mestres do Apito leva poesia e versos à Zona da Mata

Evento estreia neste sábado (24) de agosto, às 21h no terreiro do Maracatu Leão Misterioso, em Nazaré da Mata. Mestre João Paulo, o papa do Maracatu, apresentar poesia e versos juntamente com o mestre Barachinha, que será a atração do ensaio

(Foto: Divulgação)
A região da Zona da Mata de pernambuco abre-alas, a partir deste fim de semana, para receber a estreia do Projeto Noite dos Mestres do Apito, iniciativa cultural que busca garantir visibilidade da arte do improviso, de versos e poesias, realizada pelos mestres de maracatus rurais da região. O projeto de intinerância cultural, conta com cinco ensaios consecutivos de maracatus, tendo a participação especial, de mestres de maracatus como convidados especiais, sendo um a cada mês. A abertura da programação acontece neste sábado, 24 de agosto, às 21h, no terreiro do Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata, que fica na rua Bartolomeu de Freitas Vasconcelos (s/n), no loteamento Paraíso. O evento é gratuito.

O mestre João Paulo, conhecido como o papa do maracatu rural, faz as honras da casa, com sua nação de 120 brincantes, recebendo, nesta noite especial dedicada à poesia, como mestre convidado, Barachinha, que integra o Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires, na Zona da Mata. No palco, os dois mestres vão apresentar, por meio de seus versos e poesias, temas do cotidiano, até às 5h da manhã do domingo, 25 de agosto. Ao todo, serão oito horas de festividade. 


“ Estamos bastante animado pela estreia deste projeto. A nossa cidade e região conta com grandes mestres da cultura popular e, poder reuni-los nessa proposta, sem dúvidas, está sendo bastante gratificante. Vamos celebrar a arte e as tradições de nossa gente” afirma Cilda Trindade, produtora cultural e coordenadora do projeto. 

Agenda

Até o fim deste ano estão programados mais quatro edições do Projeto Noite dos Mestres do Apito. A segunda acontecerá no dia 21 de setembro, na sede do Maracatu Leão Formoso, no Alto da Boa Vista. O convidado será mestre João Paulo, o papa do maracatu. Já o terceiro evento será realizado dia 26 de outubro, no terreiro do Maracatu Águia de Ouro, no bairro do Sertãozinho, na ocasião, terá mestre como mestre anfitrião da noite, Josemir Henrique. A penúltima edição ocorre dia 23 de novembro, na sede do Maracatu Águia Dourada, bairro do Sertãozinho, com a participação especial do mestre André de Lica. O encerramento do projeto fica por conta do mestre Bi, em apresentação programada para acontecer na sede do Maracatu Leão Africano, centro. 

O Projeto

Projeto “Noite dos Mestres do Apito” é coordenado pela produtora cultural, Cilda Trindade; com incentivo do Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultura), Fundação de do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult- PE), e Governo do Estado de Pernambuco. Apoio da Prefeitura de Nazaré da Mata. 

Serviço

O quê: Projeto Noite dos Mestres do Apito leva poesia e versos à Zona da Mata 

Onde: Sede do Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata, loteamento Paraíso

Horário: Das 21 h às 5h

Classificação: Livre

Comentários

Anterior Proxima Página inicial